segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCLARECIMENTOS SOBRE TRATAMENTO NO SUS, PELO PLANO DE SAÚDE E NO INCA (Rio de Janeiro)

Tratamento no SUS

1) Quem tem direito ao tratamento pelo SUS?
A atenção à saúde no Brasil é de acesso universal, isto é, todo cidadão tem direito a atendimento gratuito. O Ministério da Saúde garante o atendimento integral a qualquer doente com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Atendimento integral significa proporcionar ao doente todos os cuidados de que necessita para a cura ou o controle da doença incluindo as medidas de suporte para os tratamentos, cuidados paliativos e reabilitação para a reintegração social daqueles que ficam com sequelas da doença ou do tratamento.

Planos de Saúde

1) Quais as normas para quem tem plano de saúde?
O tratamento oferecido pelos planos de saúde obedece a legislação própria, da chamada Saúde Suplementar, que é de caráter geral, sem conteúdo específico para os  tratamentos de câncer. Os planos constituídos após a vigência da Lei nº 9.656/98 têm os procedimentos para tratamento de câncer relacionados em um Rol de Procedimentos publicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. Para os planos constituídos antes de 2 de janeiro de 1999 e ainda vigentes, a cobertura a ser garantida é a que consta das cláusulas contratuais acordadas entre as partes. Respostas às dúvidas em relação à cobertura de tratamento por planos de saúde, podem ser obtidas consultando-se a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS ou pelo Disque ANS: 0800 701 

Atendimento no INCA (Rio de Janeiro)

1) Como posso ser atendido no INCA?
Para ser paciente no Instituto é preciso ser encaminhado ao INCA por um médico e ter o diagnóstico de câncer confirmado, ou forte suspeita, por exame citológico ou histopatológico (que permite determinar a natureza de uma lesão) ou por meio de exame de imagem com indicação de tratamento oncológico.

2) Onde é o primeiro atendimento?
Esses documentos devem ser entregues no setor de Triagem do Hospital do Câncer I (HC I), Hospital do Câncer II (HC II) e Hospital do Câncer III (HC III). É nestes locais que é feito o atendimento de primeira vez, de acordo com o diagnóstico do encaminhamento. Por exemplo: tumores de mama são atendidos no HC III; ginecológicos, no HC II, e assim por diante, de acordo com a natureza de cada unidade. Na Triagem, é feito o cadastro do doente – o que não deve ser confundido com a matrícula definitiva no Instituto, feita somente com a abertura do prontuário médico. O Setor de Triagem do Hospital do Câncer I se localiza bem próximo a ele, na Rua do Rezende nº 124, no Centro do Rio de Janeiro. No Hospital do Câncer II e Hospital do Câncer III, o Setor de Triagem encontra-se nos próprios prédios.

3) Quem faz o primeiro atendimento?
O primeiro atendimento no INCA é feito por médicos especialistas, que avaliam cada caso. Após esta análise, e havendo possibilidade de tratamento oncológico específico (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia), é feita a matrícula do paciente no Instituto, com a abertura do prontuário médico. Quando não há indicação para tratamento no INCA, os casos são reencaminhados, com orientação, às unidades de origem.

4) Como faço para realizar exames no INCA?
O INCA só faz exames em pacientes que já estejam em tratamento no Instituto.

5) Como saber qual unidade do INCA devo procurar para ser examinado na Triagem?
O HC I atende adultos e crianças com diversos tipos de câncer, enquanto o HC II trata somente mulheres com câncer ginecológico e pacientes com câncer do tecido ósseo e conectivo, e o HC III cuida exclusivamente de doentes com câncer de mama. Já o HC IV admite apenas pacientes encaminhados pelas unidades do próprio Instituto para cuidados paliativos. O Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) recebe doentes do INCA ou encaminhados por especialistas de outras instituições. Confira abaixo as especificidades e endereços das unidades do INCA:

Hospital do Câncer I – HC I
Atende adultos e crianças com diversos tipos de câncer. As primeiras consultas são realizadas na Triagem, localizada na Rua do Rezende, 124 - Centro. O horário de funcionamento é de 7h às 11h30, de segunda a sexta-feira. Tel.: (21) 3207-4569

Hospital do Câncer II - HC II (antigo Hospital de Oncologia)
Trata pacientes com câncer genital feminino e pacientes com câncer do tecido ósseo e conectivo. A Triagem funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h.
Rua Equador 831 - Santo Cristo
CEP 20570-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-2800 • Fax: (21) 3207-2899

Hospital do Câncer III – HC III (antigo Hospital Luiza Gomes de Lemos)
Trata exclusivamente de doentes de câncer de mama. O primeiro atendimento é realizado na recepção integrada diariamente, exceto às quartas-feiras. São elegíveis para a triagem as pacientes com encaminhamento específico para a Unidade (Autorização de Procedimento Ambulatorial - Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde-SISREG III). Como ser atendido.
Rua Visconde de Santa Isabel 274 - Vila Isabel
CEP 20560-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-3700 • Fax: (21) 3207-3955

Centro de Transplante de Medula Óssea – (Cemo)
Centro de transplante de medula óssea que atende doentes do próprio INCA ou encaminhados por especialistas de outras instituições. O primeiro atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Praça Cruz Vermelha 23 / 7° andar - Centro
CEP 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1214

6) Recebi meu diagnóstico de câncer num outro hospital público. Posso ser atendido no INCA?
Hospitais federais e hospitais universitários localizados no Rio de Janeiro, integrantes do Sistema Único de Saúde, assim como o INCA, estão capacitadas a tratar pacientes com câncer, oferecendo tratamento integral. Pacientes provenientes de hospitais federais, hospitais universitários ou de localidades que disponham de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou de Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) deverão ser atendidas no INCA somente em situações excepcionais.

7) Não moro no Estado do Rio. Posso ser atendido no INCA?
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento gratuito em hospitais conveniados por todo o país. Para saber a unidade mais próxima de sua residência, acesse: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/tratamento/ondetratarsus/