segunda-feira, 31 de agosto de 2015

** Mitos e Verdades sobre Câncer de Pulmão **

A incidência de tumores no pulmão e na parede torácica, apesar de estritamente ligada ao tabagismo, também pode ter outros fatores de risco. Para esclarecer dúvidas sobre as causas de doenças pulmonares, Dra. Carolina Salim, médica titular do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo, responde perguntas mais comuns sobre o tema. Confira: 

O cigarro é o único fator de risco para o câncer de pulmão?

Mito. A exposição a outros tipos de fumaças, como a do fogão à lenha e da poluição expelida por fábricas, também pode aumentar o risco de desenvolver tumores no pulmão por conter gases tóxicos e produtos químicos desfavoráveis à saúde do órgão.

Doenças pulmonares, no entanto, não têm relação com hábitos alimentares, que pode ser fator de risco para outros tipos de câncer, como o de estômago e intestino. 

Materiais de construção produzidos com amianto podem predispor a tumores na pleura?

Verdade. Também conhecido como asbesto, essa substância é utilizada em vários produtos comerciais, como telhas onduladas, chapas de revestimento, tubos e caixas d'água. Os profissionais da área da construção civil, por serem mais expostos ao amianto, têm maior risco de desenvolverem mesotelioma (nome dado aos tumores da Pleura). 

Exposição ao mofo e à pena de pássaro pode ter relação com o câncer?

Mito. Inalar o mofo (situação causada por fungos que surgem principalmente em lugares úmidos e escuros) ou ter contato direto com pena de pássaro, não é fator de risco para o desenvolvimento de câncer. No entanto, pode aumentar as chances de fibrose pulmonar, doença respiratória caracterizada por engrossar as paredes do órgão. Essa fibrose, em poucos casos, pode aumentar a predisposição ao câncer de pulmão.

Alergias respiratórias, como rinite e asma, não têm relação com a incidência de tumores, mas exigem a orientação de um especialista para tratamento adequado a cada caso.

Variações de temperatura podem prejudicar o pulmão?

Verdade. Deixar o corpo exposto a diversas variações térmicas pode desencadear crises de bronquite e rinite, mas não apresenta relação com o câncer. Alterações na temperatura ambiente são comuns para quem trabalha em locais como câmara fria, utilizada para estocar produtos congelados em grande quantidade. Outro local que pode causar essa alta variação são piscinas aquecidas

Fonte: A.C.Camargo

PEDIDO DE DESCULPAS!!!

Pessoal, peço desculpas pela minha ausência, por tanto tempo!!!
Minha vida tomou um rumo diferente, e bom, mas que exigiu demais de mim. Ainda exige. Mas agora, mais integrada, volto com as postagens!
Grande abraços aos que curtem essa página!