quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

UMA TATUAGEM ..... E UM DOADOR!!!!



Você quer fazer uma tatuagem? Maquiagem definitiva?  Então precisa de algumas informações caso seja doador de sangue.

Ou caso tenha o desejo de ser doador de sangue e de medula óssea! 

Hoje o prazo para ser um doador para quem fez uma tatuagem ou maquiagem definitiva é de 1 ano. Já chegou a ser de 10, devido a falta de assepsia e utilização de técnicas muito precárias.
Nada temos contra uma tatuagem ou maquiagem definitiva, mas, infelizmente, há casos de transmissão de algumas doenças através desses procedimentos.
É apenas uma questão de segurança, afinal não dá para saber se uma tatuagem ou maquiagem definitiva foi feita de maneira segura e com assepsia.
Então... esse tempo de espera é suficiente para  revelar se houve ou não contaminação pelo vírus da hepatite ou HIV,  por exemplo.
A pessoa pode não ter manifestado ainda a doença, porém  o teste pode dar positivo e o sangue não servir para doação.
As pessoas passam por uma triagem para informar há quanto tempo fizeram a tatuagem, por exemplo.  Antes as equipes de triagem ficavam muito inseguras em casos como esses. Mas isso mudou.... Até porque um dos objetivo da triagem é a proteção do doador e do receptor.
É lá que os interessados em doar, sangue ou medula, obtém informações importantes para suas vidas e sobre os seus hábitos. Para garantir a segurança das doações. As informações prestadas são fundamentais para a segurança dos pacientes.

Pois bem, a colocação de piercing também requer os seus cuidados, que valem a pena ressaltar:

** se feito em local sem condições de avaliar a assepsia, aguardar 12 meses após a realização
** se feito com material descartável e em local apropriado, aguardar 6 meses após a realização
** se feito na mucosa oral ou genital, não poderá doar enquanto estiver com o piercing, ou seja, inapto. Se fizer a retirada do mesmo, aguardar 12 meses após a retirada. 

SEJA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA. VOCÊ PODE SALVAR A VIDA DE ALGUÉM!!!!


Informações baseadas na postagem de Magda Uduvic! Devidamente autorizada a utilização no blog :)