terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DEPOIMENTOS DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA


Doador: Elida Roberti

"Meu nome é Elida Roberti, tenho 27 anos sou de Rondonópolis (Mato-Grosso). Em setembro de 2006, minha irmã Elissandra aos 30 anos descobriu através de um hemograma que estava com Leucemia Mielóide Aguda. Custei a acreditar que isso estava ocorrendo na minha família porque minha irmã era uma pessoa absolutamente saudável.
Procurei uma hematologista e ela me disse que realmente só um TMO (Transplante de Medula Óssea) poderia "salvar" a sua vida .A Draº foi bem clara dizendo que a compatibilidade de irmãos é bem difícil de ocorrer e se isso não fosse possível minha irmã teria que entrar na lista de espera de doadores de medula óssea .

Eu e minha outra irmã Elisangela resolvemos fazer essa coleta de sangue pra exame de compatibilidade. Pedi muito a Deus para que fosse feito a vontade dele, para que eu ou a minha outra irmã (Elisangela) fosse compatível. Ele nos respondeu grandiosamente concedendo-nos a graça de sermos compatíveis!!Agradeci muito a Deus por me conceder essa benção de ter a oportunidade de ser útil em vida e poder doar não somente a medula, mas sim realizar um ato de amor para com o próximo...para Deus todos nós somos irmãos.
Chegou o grande dia em que eu ia doar ALGO que iria trazer de volta aquele brilho nos olhos, um belo sorriso e muita expectativa de viver por muitos e muitos anos. Pronto! Acabou! é apenas isso! não dói, não te custa nada, muito pelo contrário esse ato de doar custa sim, é a vida de uma pessoa que depende apenas de você e da sua boa vontade. Essa experiência vivida foi de grande valia como ser humano e tenha a certeza de que você pode salvar vidas. Foi para isso que Deus com um ato de amor e de compaixão deu o seu único filho para nos dar vida e porque não retribuir ao seu próximo esse ato de amor para quem precisa!




Doador: Marcio e Juliano

Muitos pacientes aguardam seu gesto. Participe e colabore também para Salvar Vidas!!
Marcio e Juliano, foram cadastrados em 2005 na primeira campanha em Itapetininga e doaram a medula óssea !

"Sempre tive vontade de ser doador de medula, doar medula óssea não dói , muito pelo contrário, soube da compatibilidade, fiz alguns exames e fui para coleta, que é rápida, e no outro dia já estava bem e rapidamente pude voltar as minhas atividades normais."- destaca Marcio, que doou através da coleta ossos da bacia.

Juliano se cadastrou em Itapetininga na campanha realizada pela AMEO e doou a medula óssea em 2006 . "Doe Esperança. SALVE UMA VIDA!Cadastre-se como doador voluntário de medula óssea.




Doador: Priscila

Meu nome é Priscila e escrevo para contar que ajudei salvar uma vida. Foi em 2005, quando doei minha medula óssea a uma criança que sofria de leucemia.

Tudo começou em fevereiro de 2004 quando uma campanha realizada pela AMEO em Tatuí, a fim de cadastrar possíveis doadores de medula óssea. Comoveu-me saber que a chance de encontrar um doador compatível era de 1 em 100 mil. Fiz a coleta de sangue e meus dados ingressaram no REDOME.

Após 1 ano fui contatada pelo REDOME, pois havia uma criança precisando de uma medula compatível coma minha. Fiz os exames necessários para confirmar a compatibilidade e também exames para comprovar meu estado de saúde. Foi preciso ir algumas vezes ao HC em SP para realizar exames. Todas as despesas foram pagas pelo REDOME. A doação foi marcada para outubro daquele ano. Os médicos e enfermeiros do TMO (Transplante de medula óssea) me deram todas as orientações necessárias e também me esclareceram como seria feito o transplante.

O procedimento foi bem simples: após tomar anestesia raqui, cerca de 10% da medula foi aspirada com agulhas especiais que perfuram o osso da bacia. Pouco tempo depois o paciente já estaria recebendo o transplante.

No dia seguinte deixei o hospital. Senti um pouco de dor no local perfurado. Também estava com um pouco de anemia. Mas voltei a trabalhar no dia seguinte e, tomando remédio fornecido pelo Hospital, me recuperei rapidamente da anemia. Ficaram apenas dois pontinhos circulares acima das nádegas como "cicatrizes".

Foi assim a experiência mais gratificante da minha vida: o dia em que ajudei a salvar a vida de alguém. Um privilégio indescritível de que mais gente poderia participar.

Quero aproveitar esse espaço para convidar a população entre 18 e 55 anos para se cadastrar junto ao REDOME e tornar-se um doador!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá fui doadora a um ano e seis meses fiquei grata de poder ajudar e ate mesmo dar felicidade a que recebeu não conheço a pessoa mais foi um prazer ter feito este gesto.
aonde eu trabalho junto com a AMEO cadastramos mais de duas mil pessoas da minha cidade e eu me cadastrei nesta campanha e no outro ano fui doadora fiquei muito feliz

AMOR AO VIVO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AMOR AO VIVO disse...

QUe Deus te abençoe pelo seu gesto. Eu acredito que a caridade é a salvação. Sem um olhar de amor ao seu próximo.... você não terá aprendido o sentido de estar aqui. O sentido real da vida. Da felicidade de ser um filho de Jesus.

Anônimo disse...

Estou pensando em me cadastrar... o processo é muito burocrático?

AMOR AO VIVO disse...

Oi, anônimo, tudo bem?
Nem um pouco burocrático. Eu não sei a cidade que você mora, mas vc pode procurar o Hemocentro da sua cidade para que eles te orientem. Na minha cidade o Hemocentro não coletava. Fui a uma cidade vizinha, em um hospital, para fazê-la. Você preenche uma ficha com seus dados e contatos e eles mandam com a sua amostra.
A amostra é pequena, como a que coletamos quando fazemos o exame de sangue.
Um grande abraço!