quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Células da pele têm características de embrionárias


Células da pele tem as mesmas características de células embrionárias. Cientistas do Hemocentro de Ribeirão Preto iniciaram, na última sexta-feira, a infusão de células pluripotentes induzidas (iPS) em camundongos para testar a sua semelhança com as células-tronco embrionárias.

As pesquisas, in vitro, realizadas na instituição comprovaram que as iPS, retiradas da pele, têm as mesmas características das células-tronco embrionárias humanas. O resultado significa um avanço nas pesquisas sobre células-tronco.

A pesquisa começou em 2007, com o projeto de pós-doc da FAPESP da pesquisadora Virgínia Picanço e Castro, que conta com a colaboração da professora Elisa M S Russo-Carbolante, da FCFRP-USP e coordenação do professor, Dimas Tadeu Covas, presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Em 2008, houve aprovação pelo CNPq de um projeto também na área de iPS sob coordenação do professor Dimas Tadeu Covas para o edital de Terapia Celular que conta com a colaboração dos pesquisadores Flavio Vieira Meirelles (FZEA-USP), Lygia da Veiga Pereira (IB-USP) e Elisa Maria de Sousa Russo-Carbolante (FCFRP-USP).

Nenhum comentário: