domingo, 6 de dezembro de 2015

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA! Neste Natal, seja o amigo secreto de alguém!!! E por toda a vida você receberá o presente da gratidão!



Vou postar novamente informações sobre a doação de medula óssea, para ver se mais pessoas fiquem informadas. O procedimento é simples e é tão importante  salvar a vida de uma pessoa que vive em constante sofrimento!
Espero que Deus ilumine o ato de doar, que plante nos corações das pessoas esse amor ao próximo!

O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. 

Quem pode doar?

  • Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, e que esteja em bom estado geral de saúde. A única restrição é para quem fez tratamento de radioterapia ou quimioterapia, ou ser HIV positivo. Quer dizer, se você tem anemia, diabetes, colesterol, etc, não tem problema. Pode procurar o hemocentro mais próximo e cadastrar-se normalmente.
  • Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue e preenchida uma ficha com informações pessoais.
  • Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro e seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
  • Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.
  • ANTES DE SE CADASTRAR TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE O ATO DA DOAÇÃO PODE SALVAR UMA VIDA!!! EM ALGUNS CASOS O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA É A ÚNICA ESPERANÇA DE CURA PARA DOENÇAS HEMATOLÓGICAS.
 Como é o transplante para o doador?
Quando for confirmada a compatibilidade,  o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de no máximo 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. 

Quais os riscos para o doador?
Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (máximo 15%). O procedimento de doação requer internação de 24 horas. Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré-operatória detalhada verifica as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório.

Onde você pode se cadastrar?
Nos bancos de sangue ou Hemocentros da sua cidade.

Que Deus abençoe a todos!!!
Um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e paz! 

Nenhum comentário: